sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Um dia em Bratislava e o Musikverein em Viena

Viena e Bratislava são as duas capitais europeias mais próximas pelo que se visitam uma, vale muito a pena 'esticar' o programa até à outra. Depois de alguma pesquisa, percebi que Bratislava é uma cidade relativamente pequena e com menos oferta do que a vizinha Viena mas mesmo assim um destino bem simpático para um dia diferente.
É muito fácil chegar de Viena a Bratislava visto que há um comboio directo. Os bilhetes podem ser comprados online mas nós comprámos na estação mesmo, é só ir à máquina, escolher uma língua que entendam (felizmente não precisam de comprar tudo em Alemão!), escolher o destino final e voilà! Um bilhete de ida e volta para o mesmo dia custou-nos 16 Euros.
O 'senão' é que o comboio directo não sai de Wien-Mitte (a estação mais perto das 'atracções turísticas') mas sim de Wien Hbf (a estação 'principal') e que para nós ficou um bocadinho mais longe.
Chegados a Bratislava é possível apanhar um autocarro até ao centro ou andar uns 20minutos - escolhemos a segunda opção.
Depois, foi só mesmo andar sem rumo e dar uma voltinha pelo centro. Descobrimos um café giríssimo e um restaurante onde éramos seguramente as únicas pessoas não locais, boas opções para uma paragem estratégica. Só foi pena não ter apanhado um dia com menos nuvens mas não podemos ser esquisitos...
Tomámos um cafezinho no café/restaurante Fach (que escolhemos por ser giro, confesso, mas que se revelou com óptimos bolos!).
O almoço foi no restaurante Gatto Matto: bom, bonito e barato!
E o bom de uma cidade como Bratislava é que o centro é tão pequeno que não só se faz a pé como se pode ver com calma e com tempo para tirar todas as fotografias do mundo.
No final do dia, de regresso a Viena, risquei mais um programa da minha bucket list: assistir a um concerto no Musikverein (a mesma sala de espectáculos do famoso concerto de Ano Novo em Viena). Foi simplesmente espectacular! As fotografias do interior não ficaram famosas porque ou era proibido fotografar ou o meu telemóvel simplesmente não focou como deve ser... mais uma desculpa para voltar!



1 comentário: