sexta-feira, 7 de julho de 2017

Roadtrip de 5 dias na Escócia - itinerário e dicas gerais

Está na hora de tentar pôr os posts de viagens em dia aqui no blog (antes que venham mais viagens e isto se transforme numa tarefa complicada, cof cof). A viagem à Escócia não foi programada por mim, embora tenha votado em algumas opções fui em modo 'relax' e sem metade da pesquisa que costumo fazer (há sempre uma primeira vez!). 
O aluguer de um carro é essencial para se deslocarem fora das cidades sobretudo se vão para zonas como a Isle of Skye. Assim sendo, este foi o nosso itinerário que acho que resultou bem para ter uma ideia do país no tempo que tínhamos disponível:

Dia 0: Voo Londres-Edimburgo ao final do dia. Alugámos o carro no aeroporto e seguimos para o alojamento num Airbnb da cidade.
Dia 1: Visita à cidade (castelo e centro histórico de manhã, subida ao Arthur's Seat de tarde). Usámos transportes públicos e Uber uma vez que o estacionamento no centro de Edimburgo é um pesadelo! Segunda noite no Airbnb.
Dia 2: Pequeno-almoço no centro de Edimburgo, mais uma voltinha para souvenirs e início da viagem para Glencoe Locham onde fizemos uma caminhada pelos trails. Estacionámos junto à cordilheira do Ben Nevis e tentámos descobrir qual das montanhas era qual (sem sucesso). Alojamento em Fort William.
Dia 3: Visita ao castelo de Inverlochy (em ruínas). Passámos finalmente pelo lado 'certo' do Ben Nevis! Paragem no Comando Memorial em Spean Bridge. Visita ao castelo Eilean Donan. Paragem em Dornie para almoçar. Conduzir até a Isle of Skye. Trail 'Old Man of Storr' (não deixem de o fazer, é lindo!). Ainda fomos até uma outra parte da ilha para mais umas fotos mas não sei se tenho o nome (vou tentar descobrir para pôr aqui). Alojamento na Isle of Skye.
Dia 4: Visita à destilaria de Talisker. Visita ao castelo de Urquahart no Loch Ness (não recomendo, mas lá iremos no post que lhe é devido). Visita às Plodda Falls (só recomendado a pessoas com muita paciência e nervos de aço para conduzir por aquelas estradas). Jantar em Fort William (por ser a 'civilização' mais próxima do alojamento). Noite numa cottage no Loch Ness (linda, com vista para o lago, mas no meio do nada).
Dia 5: Viagem de regresso até ao aeroporto (umas 5 horas de carro...). Voo de regresso a Londres. 

Fomos no início de Maio e apanhámos 5 dias de sol radioso, o que é um verdadeiro achado! Falei com colegas meus da Escócia e todos concordam que Maio é de facto o melhor mês para visitar o país (ao contrário do verão que traz uma invasão de mosquitos!) por isso fica a dica de quem sabe (eles, não eu, entenda-se).
Seguem-se agora os posts mais detalhados sobre cada sítio (e depois linko tudo a este post, para ser mais fácil). Espero que vos inspirem a visitar este país lindíssimo!

1 comentário:

  1. tenho uma curiosidade enorme com a Escócia! Adorava conhecer!

    ResponderEliminar