terça-feira, 20 de junho de 2017

Oxford e as suas tradições

Chega Junho e é vê-los nas lapelas de qualquer estudante com sub fusc: brancos, rosa ou vermelhos os cravos são parte da tradição. E o que é isto? Na Universidade de Oxford os alunos devem usar sub fusc para os exames: camisa branca, calças ou saia pretos, capa preta e gravata/ laço branco ou preto ou 'ribbon' preto. Há toda uma diferença entre graduates, commoners e scholars, o que se traduz em diferente comprimento e/ou feitio da capa.
(foto daqui)

Apesar de não fazer parte do dress code, os cravos tornaram-se tradição e os estudantes usam um branco no primeiro exame, um vermelho no último e um cor de rosa nos exames 'do meio'. Os exames são feitos na Examination School (ou seja, são feitos de forma 'centralizada' e não em cada college), o que resulta numa romaria de estudantes em plena High Street (excelente oportunidade para fotografias turísticas!).
O último exame do curso tem direito a 'trashing': os amigos do finalista esperam por ele/ela nas traseiras da Examination School com confettis, espumante, balões e tudo aquilo que puder deixar o cabelo pastoso e o subfusc com um ar muito pouco apresentável.
(fotos daqui)

Há uns tempos houve um votação para abolir o sub fusc dos exames mas, ao contrário de Cambridge, Oxford preferiu manter a tradição. E tirando em dias de calor como os desta semana, até me parece uma óptima forma de não pensar muito no que vestir...

2 comentários:

  1. Que tradição tão gira! Desconhecia-a, muito obrigada por fazeres com que eu já tenha aprendido algo novo hoje :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto imenso de aprender tradições dos vários sítios :) Beijinhos, obrigada pela visita!

      Eliminar