quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Cracóvia - passeio pelo mercado de Natal

Antes que o ano termine, vamos lá fazer os devidos posts da viagem à Polónia. Aproveitei uns dias de folga no início de Dezembro e fiz um fim de semana prolongado para conhecer Cracóvia, voo directo de Gatwick, preço razoável, decidido! Como chegávamos mesmo à hora de almoço e queríamos optimizar o tempo para ter ainda algumas horas de luz, decidimos marcar transporte do aeroporto para o hotel (qualquer coisa como 20 euros, o que nos pareceu bem a dividir por 3). Marquei com a empresa Krakow Direct e não tive razões de queixa, pontuais, super simpáticos e em 15-20 minutos tínhamos chegado. Depois de deixar as malas, a primeira coisa que fizemos foi mesmo procurar um restaurante onde comer (fooooome!). Graças ao TripAdvisor descobrimos o Pod Aniolami, um restaurante de comida polaca com a decoração pensada ao pormenor! Recomendadíssimo!






O resto da tarde foi passado no mercado de Natal e a deambular pelo centro da cidade. Havia diversos presépios espalhados pela cidade (como este da imagem abaixo) e achei tão original que trouxe um para uma amiga que faz coleção (mas juro que trouxe um mais pequeno. piadinha.)




O mercado tinha de tudo um pouco, desde decorações, souvenirs, pão, bolachas, comida (ficámos fã da sopa de cogumelos e dos dumplings).





(não parecem os 'nossos' lenços?)


Na praça principal fica também o Cloth Hall (Sukiennice em Polaco), uma verdadeira casa do comércio e que esteve entre as maiores da Europa. Hoje alberga também um museu no andar superior.


Para combater o frio de Cracóvia, foram muitos os sítios onde fomos parando nos diferentes dias para um chocolate quente mas este foi sem dúvida o meu preferido: Café Camelot! Não é um amor?





Continuámos o passeio pela Florian Gate, todas as lojinhas da rua (oops) e a ópera de Cracóvia.



Acabámos por jantar no mercado e houve tempo para mais umas fotografias, agora já de noite. E como acordámos às 5h da manhã para apanhar o voo em Gatwick, decidimos que era boa ideia dormir cedo, até porque o dia seguinte ia ser longo.




Sem comentários:

Enviar um comentário