terça-feira, 19 de julho de 2016

Washington DC - dia #2

O segundo dia em DC foi planeado de acordo com as marcações para os National Archives e o Capitólio. Apesar de em ambos a entrada ser gratuita reservei uma hora de entrada para os dois: nos National Archives pode-se reservar um slot sem pagar nada enquanto que para o Capitólio a reserva online custa 1.5$ por cada bilhete. É importante dizer que enquanto que a visita aos National Archives pode ser feita individualmente, o Capitólio só pode ser visitado enquanto parte de um grupo com guia e se forem no verão ou em férias escolares é boa ideia ver os sites de ambos com alguma antecedência para encontrar um slot que vos dê jeito (especialmente se estiverem poucos dias na cidade e não tiverem grande flexibilidade!).
Começámos pelos National Archives onde a fila dava meia volta ao edifício ainda antes da abertura. Quanto mais cedo forem (especialmente com bilhete com hora marcada, para passarem à frente da fila geral), melhor. Sobretudo, comecem pela sala da Constituição, Declaração da Independência e Bill of Rights para evitar a multidão que vai chegar depois e terem algum tempo para usufruir da presença destes três documentos - não sou americana mas emocionei-me ao estar ali! Infelizmente não se pode tirar fotografias e não pude capturar (se é que é possível) o sentimento da sala. Nos Arquivos é ainda possível encontrar registos de discursos famosos, tanto em papel como em vídeo, cópias de jornais, registo de imigrantes e tudo o que de alguma forma possa documentar uma época, pessoa ou situação. Sem dúvida um sítio a não perder numa passagem por DC!
("the heritage of the past is the seed that brings forth the harvest of the future")

Aproveitámos e fomos ao Natural History Museum que fica mesmo em frente. É um museu bastante grande e para o ver com calma seria preciso mais tempo do que aquele tínhamos mas escolhemos algumas das salas que mais nos interessavam e ficámos com uma boa ideia da exposição. Claro que não pude deixar de ir à exposição da National geographic com fotos ma-ra-vi-lho-sas e que me deixaram com uma longa lista de sítios onde ir num futuro próximo (e umas quantas lentes para a lista do Pai Natal - Pai Natal, se me estás a ler, vai pensando no meu caso!).
 O Capitólio era o sítio que se seguia mas para minha desilusão a cúpula estava em obras (snif).
O lado de dentro da cúpula tem a Apotheosis - A Ascensão aos Céus de George Washington

O Capitólio tem diversas estátuas oferecidas pelos 50 estados para homenagear diferentes personalidades sendo que a maioria se encontra no National Statuary Hall (foto abaixo). Na Rotunda, a divisão imediatamente por baixo da cúpula, as estátuas são sobretudo de antigos presidentes e incluem George Washington ou Lincoln, mas também figuras como Martin Luther King, Jr. e Alexander Hamilton.
National Statuary Hall 
Frances Willard, activista pelo direito de voto das mulheres
Rosa Parks, a famosa mulher que em 1955 recusou deixar o seu lugar no autocarro em favor de um branco. A estátua de Rosa Parks é uma das excepções por ter sido a primeira estátua oferecida pelo Congresso (em vez de por um estado em particular) desde 1873. (O Congresso também já tinha sido o responsável pela aquisição do busto de Martin Luther King, Jr., que se encontra na Rotunda). 
Depois disto continuámos para o Lincoln Memorial. Era já o final do dia e por isso a luz das fotografias ficou bastante peculiar mas acho que lhe deu um toque diferente (e sem Photoshop!) por isso nem decidi voltar lá e "trocar" por outras com uma luminosidade mais "normal".
De caminho passámos pelo Newseum, que todos os dias expõe as capas dos principais jornais do mundo na entrada. Infelizmente não tivemos tempo de visitar mas foi-me recomendado por vários amigos na cidade, oops... mais uma desculpa para voltar ;)
Grande capa do Brexit!

Começámos pelo Washington Monument e fomos percorrendo a Reflecting Pool desde o Memorial da Segunda Guerra Mundial até ao Lincoln Memorial.
A fotografia-postal que se impõe
O memorial da Segunda Guerra Mundial
A luz fantástica do final do dia!
E depois da caminhada, ei-lo: o Lincoln!
I have a dream! 
Sim, eu fotografei o Washington Monument demasiadas vezes...

3 comentários:

  1. Muito bom! Inspirou me imenso! Bom blog, Portugal necessita de mais plataformas como esta para evoluir :) Beijinhos!!

    http://10metrosdouniverso.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Excelente post, Agnes! Parabéns!
    Compreendo perfeitamente a tua emoção perante os documentos históricos citados.
    Beijinhos! :-)

    ResponderEliminar