sexta-feira, 3 de junho de 2016

O que vais fazer?

"Então e se o Brexit ganhar, vens na mesma?", perguntaram-me hoje. Pois... eu acho que agora é tarde: já tenho contrato de trabalho, casa, clearance (!) e bilhete de ida, seja qual for o resultado do referendo (mais um acontecimento para juntar à lista de Junho!) este blog vai ser escrito a partir de Inglaterra já no próximo mês.
A Europa como instituição pode não ser o regime ideal que toda a gente esperava, pode até estar a precisar de uma reforma e atravessar uma crise sem precedentes com todos os problemas de contas, refugiados, terrorismo, etc etc, mas eu continuo a acreditar no projecto europeu. Quero acreditar que argumentos como "ter de volta a soberania", "deixar de aceitar imigrantes", "acabar com os benefícios" e toda a xenofobia que invariavelmente acompanha esta discussão nas redes sociais não vão pôr fim a esse projecto na ilha. Aguardarei pelos resultados no outro lado do lago, onde felizmente terei o devido delay para não ter de acompanhar em directo as previsões e a discussão que me iria pôr os nervos em franja com tanta estupidez.
E dado que este é o meu primeiro Brexit post aqui no blog (espero que o último), deixo um vídeo que o Colégio da Europa fez, numa espécie de carta de amor ao UK e que achei muito engraçado. Agora venha daí o fim de semana.


7 comentários:

  1. Muito giro, o video! :-)) Não conhecia.
    BFS

    ResponderEliminar
  2. Ohhhhh, tiraram-me as palavras da boca. Vou 'roubar' a ideia :)

    ResponderEliminar
  3. Também acredito no projecto europeu apesar de estar longe da perfeição.

    ResponderEliminar