sexta-feira, 13 de maio de 2016

Um dia de verão em Hamburgo

A seguir a Munique, Hamburgo é a minha cidade alemã preferida e só por isso já lhe estava a dever um post há algum tempo. Não acho que seja um sítio que mereça uma viagem de propósito para quem venha de outro país porque não tem propriamente muitos pontos turísticos imperdíveis, no entanto, é uma cidade óptima para passear, fazer compras (yup!) e relaxar numa das muitas esplanadas que estão abertas durante o tempo mais quente. E claro, se forem fãs de mercados de Natal então recomendo que façam o 2 em 1 e visitem Hamburgo e Bremen, aí acho que o "combo" é um óptimo destino para um fim de semana prolongado. 

Viajar de comboio na Niedersachsen
A viagem de comboio entre Bremen e Hamburgo demora entre 1 a 1.5 horas, conforme se trate de um comboio regional ou um intercidades. Compensa viajar ao fim de semana ou feriados quando se pode usar o Niedersachsen ticket, um bilhete que permite viagens ilimitadas na região durante um dia (excepto em comboios intercidades!) e é extensível a Hamburgo (visto que tecnicamente a cidade não pertence à Niedersachsen). Actualmente, custa 23 euros para uma pessoa e aumenta até aos 39 euros para um grupo de 5 (o número máximo de pessoas que podem partilhar o mesmo bilhete). Mais informações aqui, onde também podem ver os horários dos comboios e comprar bilhetes online. Ah, só mais uma nota para dizer que o Niedersachsen ticket não precisa de ser comprado com antecedência, é só chegar à estação e comprar um numa das máquinas, muito simples (e sim, podem mudar a língua para inglês). Para quaisquer outros trajectos que envolvam sair de uma região, recomendo que comprem bilhete com antecedência para apanharem uma tarifa mais barata (opção "Sparangebote"), embora isso vos limite a um comboio específico, tal como escolherem no site.

Explicada a logística, deixo aqui algumas imagens do meu dia em Hamburgo. O centro é pequeno e faz-se bem a pé, é mesmo só sair da estação e seguir o resto das pessoas em direcção ao centro, não há nada que enganar!


A Mönckebergstraße liga a estação ao centro e é uma rua de comércio, desde lojas "locais" a marcas como Adidas, Zara ou H&M.


A câmara municipal (Rathaus) de Hamburgo foi inaugurada no final do século XIX e é composta não só pelas salas do executivo como acolhe concertos e exposições. Segundo as minhas pesquisas, só é possível visitar o edifício como parte de uma visita guiada e para a qual é preciso marcação (por telefone).


Hamburgo tem galerias comerciais ao longo dos "canais" e diversas lojas de luxo com direito a doorman e carros de alta cilindrada parados à porta, mas também várias lojas e cafés com bastante charme e personalidade. Infelizmente esqueci-me de tirar fotografia à minha livraria preferida, na galeria com mais charme da cidade, mas para compensar encontrei a minha frase numa montra:



Hamburgo tem 2 lagos criados artificialmente a partir do rio Elbe (ou um lago dividido em dois, como preferirem): o Binnenalster (lago "interior") e o Außenalster (lago "exterior"). O Binnenalster é mais pequeno e aparece em quase todos os postais da cidade.




Außenalster dá-me sempre a sensação de ter saído da cidade e chegado ao mar, não é espectacular ter esta paisagem numa das maiores cidades da Alemanha? 



 Tem um parque ao longo das margens, para pessoas e.... patos :)

Depois do passeio ao longo do Außenalster demos a volta e regressámos ao centro, de volta à estação e de volta a Bremen. Não sem antes pararmos num dos muitos cafés ao longo dos "canais" e, claro, comprado o meu presente de aniversário de mim para mim na minha loja de eleição do momento (que por acaso é britânica mas descobri que existe aqui mesmo ao lado - medo!).



E pronto, chegámos ao fim daquele que é o meu itinerário preferido para aproveitar Hamburgo num dia de verão como aqueles que tivemos por aqui na última semana: muito passeio ao ar livre e algumas compras!

PS- Eu Gostava de perceber por que é que o Blogger me está a pôr tanto espaço entre as fotografias, mas estou cansada. You win, Blogger.

3 comentários:

  1. Bom...adorei! Gosto de lagos nas cidades,barcos, parques, esplanadas...Acho que passava aí um dia muito agradável.
    As esplanadas da fotografia ficaram a chamar por mim...
    O edifício da Câmara é muito bonito.
    Fizeste anos este mês? :-)

    ResponderEliminar
  2. Hamburgo is on my list! Para um feriado de Dezembro, talvez... de um ano não muito distante. Eheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Dezembro não terás toda esta luz (já nesta altura foi uma sorte tremenda!) nem as esplanadas, claro, mas o Natal dá sempre um toque especial às cidades por isso parece-me uma óptima altura :)

      Eliminar