quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Tradições regionais

Existe na zona de Bremen uma tradição muito particular: a Kohlfahrt ou, como se diria em português, a "volta da couve" (ahah). Ocorre em Janeiro/Fevereiro e consiste em juntar os amigos e um carrinho de mão cheio de comida (ou melhor... bebida) enquanto se passeia pela cidade. Os grupos que tenho visto têm sempre ao pescoço qualquer coisa que os identifica como membros daquela Kohlfahrt e cada paragem tem direito a mais um copo e talvez alguns jogos para passar o tempo. Há até carrinhos de mão para alugar com uma luz a piscar, qual carro de bombeiros, toda uma parafernália, ah pois!
O destino, esse, é um restaurante que sirva Kohl und Pinkel (couve e um tipo de salsicha) e as comemorações continuam pela noite dentro. (Se alguma vez forem convidados para uma Kohlfahrt contem com metade de um dia!).
Infelizmente não consegui tirar fotografias aos grupos com que me cruzei pela cidade (porque seria um bocado estranho) mas encontrei algumas na internet:



Tenho amigos que fizeram algumas em Kohlfahrt no trabalho mas eu ainda não fui convidada para nenhuma. Embora, confesso, a ideia de andar por aí a comer e beber ao frio não seja uma coisa que me atraia particularmente...

6 comentários:

  1. Gosto muito de posts sobre as tradições dos países e esta não conhecia. É só típica de Bremen ou fazem no país todo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo sei, é uma tradição regional. Não necessariamente só de Bremen mas de uma pequena área à volta da cidade. É um conceito estranhíssimo para pessoal da Baviera eheh.

      Eliminar
    2. Isso parece um conceito estranhíssimo não só para o pessoal da Baviera, mas para qualquer pessoa que não seja de Bremen, ahahah.

      Eliminar
  2. Gostava muito de voltar à Baviera. :-)
    Estivemos lá uma vez, por 4 dias e fiquei encantada com o Palácio de Linderhof (que se inspirou em Versalhes, embora mais pequeno, e está muito melhor cuidado).

    ResponderEliminar