terça-feira, 20 de outubro de 2015

Jerusalém - Santo Sepulcro

O meu segundo momento de turismo foi a visita ao Santo Sepulcro. Dei-me conta de que não tenho grandes fotografias, umas ficaram escuras, outras desfocadas... está visto que não posso mudar de carreira e dedicar-me à fotografia. Mas ficam aqui as fotos possíveis, com toda a boa vontade, ok?

É muito fácil encontrar o Santo Sepulcro, mesmo que as ruas da Old City pareçam um labirinto. O truque está em procurar as placas que estão em cada cruzamento e não há nada que enganar.

Ali à volta há obviamente imensas lojas que vendem de tudo um pouco, desde os tradicionais souvenirs até a imagens de santos, terços, e tudo o mais que se possa associar à igreja.


A entrada

À entrada do Santo Sepulcro está a pedra onde se acredita que o corpo de Cristo foi preparado após a sua morte. Muitas pessoas levam peças de roupa ou objectos para esfregar na pedra, o que é impressionante de assistir.



Existe uma fila para acender velas a partir do Holy Fire, junto à entrada para o túmulo de Cristo. As velas são apagadas logo a seguir e embora tenha procurado não encontrei nenhuma explicação para isso (se por acaso souberem, digam-me, que tenho curiosidade!).

Existe sempre uma fila enorme para entrar na pequena capela com o túmulo de Cristo, mesmo no centro. Não esperei para entrar mas segundo pesquisei é aconselhável ir cedo (o Santo Sepulcro abre às 5 da manhã!).



A imagem possível do altar da crucificação, sempre com gente.


2 comentários:

  1. Muito interessante! Viagem magnífica!
    Um dia, gostaria de visitar Jerusalém.
    Vou tentar saber essa questão das velas.

    ResponderEliminar