sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Istambul

Dica importante: não escolham Agosto para visitar Istambul, está calor, muito calor! E se escolherem, sejam inteligentes e reservem um hotel com piscina (tinha sabido mesmo bem para terminar o dia!). Fora isso, Istambul é uma cidade única. É sem dúvida a cidade mais diferente onde já estive e aquela onde senti que havia mais gente à minha volta (e não no bom sentido).

A Hagia Sophia desiludiu-me mas adorei a Blue Mosque e a Süleymaniye Mosque (desculpem o inglês mas o meu guia é estrangeiro). E depois, os mercados, ah, os mercados! Desgracei-me e comprei imensos chás mas acabei por não trazer a minha lanterna turca (eu tenho uma panca por lanternas). A não perder o cruzeiro pelo Bósforo (eu confesso, sou aquela pessoa que faz cruzeiros em todas as cidades que tenham essa opção!): a luz, a possibilidade de ir parando pelo caminho e ir até à entrada do Mar Negro, vale imenso a pena.

Para quem possa estar preocupado com a segurança e as roupas (eu sei que estava), tenho a dizer que não tive problemas nenhuns. Vesti sempre calças largas de algodão ou saias compridas (o que ajuda nos dias quentes) e uma tshirt normal. Aconselho a levarem meias para não andarem descalços nas mesquitas (sou muito coisinha nisso) e uma echarpe para taparem a cabeça e os ombros, se forem mulheres. Nunca fomos incomodadas (tirando um miúdo que queria a nossa máquina fotográfica, mas ele tinha os seus 7 anos, não era propriamente um problema, apenas chato) e nunca senti que olhassem para nós de uma forma mais "intensa". Como em todas as cidades grandes é preciso é ter bom senso, por isso não hesitem, Istambul vale muito a pena! E a prová-lo, ficam as fotos que vêm num próximo post (tenho de seleccionar as imensas fotos que habitam o meu computador!).

3 comentários:

  1. Ansiosa por ver as fotografias, ainda bem que gostaste e que não tiveste chatices. Também vim de lá com a mesma sensação que tu, tomei todos os cuidados mas acabei por nunca me sentir insegura. E tb adorei! Só não foi a cidade mais diferente onde já estive porque já estive no Egipto e na Índia. Ahahah
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Andei com imensa vontade de ir à Índia, durante anos! Agora passou-me por razões que não interessam para o caso :P Mas continuo a querer muito conhecer o Egipto, espero que eles se acalmem, tenho de ver as pirâmides!! ;)

    ResponderEliminar
  3. A Índia surgiu muito por acaso nos nossos planos, a ideia inicial era Israel e Jordânia, mas estava caríssimo e desistimos. Fazia parte dos meus planos, mas não era um must go imediato, mas ainda bem que foi escolhido, adorei a experiência!

    ResponderEliminar