segunda-feira, 4 de março de 2013

Segunda na Holanda

Se por acaso estiverem na Holanda na primeira segunda feira de cada mês não se assustem: é muito provável que as sirenes comecem a tocar freneticamente às 12h em ponto. Qualquer coisa assim do género:


Depois de ter pensado que o mundo ia acabar (ou, como uma colega minha, que a Holanda se estava a afundar!), explicaram-me que não, que é um teste que se faz em preparação para situações de emergência (como, por exemplo, em caso de ataque). Fui pesquisar há uns tempos e encontrei algunas sites com informação, em holandês, e que contêm uma série de normas que devem ser seguidas nestes casos. (quem tiver curiosidade pode clicar aqui)
E pronto, este foi o momento cultural do dia. Eu não sei porquê mas estas sirenes provocam-me uma angústia imensa, devo ser eu que sou uma menina e fico logo a imaginar cenários de ataques e guerras.

4 comentários:

  1. Na minha terra, que por sinal fica mesmo em Portugal, a sirene dos bombeiros toca todos os sábados às 14h. Para testar...

    ResponderEliminar
  2. Sim, por acaso conheço algumas terras que fazem isso ;) Mas assim organizado a nível nacional só vi aqui, talvez por ser um país mais pequenino é mas fácil de organizar, ehehe.

    ResponderEliminar
  3. Aqui também é na primeira segunda-feria de cada mês, às 15:00. Uma pessoa até fica doida, parece que está em guerra. Acho que é de ter visto muitas notícias com imagens de bombardeamentos, as sirenes estão sempre a tocar. Não admira que uma pessoa fique nervosa.

    ResponderEliminar
  4. margarida: sim, deve ser essa associação a sirenes e guerras. É um enorme desconforto ouvir isto!

    ResponderEliminar