sábado, 7 de julho de 2012

Mau feitio

Perguntam-me muitas vezes "mas por que é que estás a aprender holandês? isso não serve para nada, aqui toda a gente fala inglês seja como for". Ora eu no início até explicava sem me importar muito com a questão mas agora confesso que me começa a irritar. Eu decidi aprender holandês porque gosto de me sentir mais próxima da cultura que me acolhe. Gosto de perceber os anúncios que vejo na rua, de falar com o senhor do mercado, de dar uma vista de olhos nos jornais gratuitos que distribuem por aqui, e até de perceber a publicidade que passa na televisão. Eu sei que toda a gente aqui fala inglês (sim, até o senhor do mercado) mas se há coisa que me dá uma satisfação imensa é poder misturar-me com um povo sem ter o rótulo de "turista" estampado na testa. Manias. E a juntar a isto tudo ainda gosto de aprender línguas (se pudesse, "coleccionava" imensas). Eu não sei quanto tempo vou ficar na Holanda, pode ser só um ano, podem ser dois, podem ser mais, mas enquanto cá estiver vou tentar aprender e aperfeiçoar esta língua, e não me importo que ela não seja útil em muitos mais sítios para além deste, I can live with that. Mas já cansa tanto comentário do género "eish, estás mas é a perder o teu tempo". Arre!

6 comentários:

  1. Compreendo-te perfeitamente e partilho um pouco dessa tua irritação.
    Embora ainda não tenha tratado disso, um dos meus objectivos é fazer um curso de holandês exactamente pelos motivos que enunciaste.
    E também já tive que ouvir algumas vezes que não preciso de aprender holandês para nada!

    Bjinhos e bom fds :)

    ResponderEliminar
  2. Se quiseres depois posso-te mandar uns sites interessantes que ajudam com a gramática e vocabulário, e que explicam as coisas em várias "lições". Também encontrei um site que conjuga todos os verbos em holandês em todos os tempos verbais (óptimo para tirar dúvidas). Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Quero sim! Obrigada :) E já agora, posso te perguntar onde estás a fazer o curso?

    O email está no blog: oh.justsayit@gmail.com

    Bjinhos!

    ResponderEliminar
  4. Estou a fazer o curso no meu trabalho, eles "oferecem" (entre aspas porque cada um paga o seu, ahahah) cursos de várias línguas. Já te vou mandar os sites! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Partilho exactamente da mesma perspectiva. E acho esse tipo de comentários (que também já ouvi) mesmo pequeninos.

    ResponderEliminar
  6. A isso se chama querer ir mais além e não nos ficarmos apenas pelo necessário!

    ResponderEliminar