sexta-feira, 4 de maio de 2012

Momento cultural do dia

Pois que hoje comemora-se na Holanda o Remembrance Day. Originalmente, recordavam-se todos aqueles que perderam a vida durante a Segunda Guerra Mundial mas, e segundo o Google (que isto eu não fazia ideia), foram também incluídos todos aqueles que morreram noutros confrontos desde então. Por todo o lado vêem-se bandeiras a meia haste e às 20.00 fazem-se 2 minutos de silêncio. Até os supermercados, geralmente abertos até às 21h, fecham (confesso que fiquei surpreendida pela adesão)! Hoje a caminho de casa tive oportunidade de ver as comemorações, com o cortejo, imensas coroas de flores, homens com o uniforme do exército, veteranos de guerra, uma banda militar (?) e muita muita gente. Juro que, piegas como sou, me comovi um bocadinho, mas ao mesmo tempo achei bonito. Sobretudo por ser levado tão a sério, tantos anos depois, facto que apreciei bastante.


2 comentários:

  1. Olá! Passa lá no meu estaminé, tenho um presente para ti :)

    http://misspipetaseviagens.blogspot.pt/2012/05/o-meu-blog-inspira.html

    ResponderEliminar
  2. Pois é, eu não estava à espera que este dia fosse levado tão a sério aqui.
    Talvez porque a II Guerra Mundial (ainda tão próxima) não nos marcou como aos Holandeses. Ou talvez porque não estou habituada a ver o mesmo tipo de respeito e seriedade em Portugal, por exemplo, quando se presta homenagem aos combatentes que perderam a vida no Ultramar...

    ResponderEliminar