quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Nós e os outros

O português é de facto um bicho estranho. Acho que deve haver um chip com o complexo de inferioridade que nos assiste. Os outros, lá fora, é que são bons, é que fazem tudo bem, é que são mais civilizados, é que vivem melhor, é que são a oitava maravilha do mundo. E assim passamos os nossos dias no café a dizer mal dos sucessivos governos, dos impostos, da selecção, do que calhar. E o mais incrível é que gostamos. (Quer dizer, só podemos mesmo gostar deste papel de coitadinho, já que tanto insistimos nele.) Mas o mais engraçado nisto tudo é que se vem alguém dizer que nós não prestamos, então aí já não pode ser, aí já fazemos vídeos anti-Moodys, que isto de criticar o estaminé é só para nós, que já temos mais experiência no ramo, e não para qualquer país que se ache melhor do que nós.
É certo que critico muito o meu país. (A corrupção afecta-me horrores, o compadrio, e todas as formas de privilegiar quem queremos em vez de privilegiar o mérito.) Mas não é para o rebaixar face a A, B ou C, que com o mal dos outros posso eu bem. Não acho que sejamos os piores do mundo, como tantas vezes nos fazemos crer e ainda dizemos "pois, só mesmo em Portugal", como se fosse uma coisa de que devêssemos estar à espera. Não acho que lá fora é que tudo é bom e perfeito e civilizado e toda a gente seja bff (numa utilização livre da linguagem adolescente) do ambiente. Acho que podíamos reduzir para metade toda a energia que gastamos a compararmo-nos com os outros, sempre à espera de encontrar a falha e dizer "aha, somos piores nisto!" e empregá-la numa coisa boa, sei lá... que tal limar as arestas e seguir em frente?

2 comentários:

  1. Fiz um +1 no teu post. Não sou portuguesa então não tenho opiniões a tecer sobre os portugueses, mas é valido para qualquer pessoa que perca energia a criticar e rebaixar. Melhor é lutar e avançar! ;)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Elite. Eu acho que a crítica é mesmo o primeiro desporto nacional, muito antes do futebol ;) Beijinho.

    ResponderEliminar